Segurança de ferramentas de metal duro

1. Utilização de Ferramentas de Corte

As embalagens dos produtos Mitsubishi trazem uma etiqueta com um aviso. No entanto, algumas ferramentas podem não trazer informações detalhadas de segurança. Leia com atenção as indicações de segurança contidas nesta seção do catálogo antes de manusear ferramentas e outros materiais de metal duro. Além disso, como parte do programa de treinamento em segurança de sua empresa, notifique todos os seus funcionários sobre o conteúdo desta seção.

2. Características Básicas dos Metais que Compõem as Ferramentas

Em Termos de "Segurança com Estes Produtos"

Materiais das Ferramentas : Considerações gerais para materiais de ferramentas como: ligas de metal duro, cermets, cerâmicas, CBN e diamantes sinterizados, aço-rápido e aço liga, etc.

Características Físicas

Aparência : Varia de acordo com o tipo do material. Exemplo: cinza, preto, dourado, etc.
Cheiro : Nenhum
Dureza e Peso Específico :

Material da Ferramenta Dureza (HV) Peso Específico
Aço-rápido (HSS) 200-1200 kg/mm² 7-9
Metal Duro 500-3000 kg/mm² 9-16
Cermet 500-3000 kg/mm² 5-9
Cerâmica 1000-4000 kg/mm² 2-7
CBN Sinterizado 2000-5000 kg/mm² 3-5
Diamante Sinterizado 8000-12000 kg/mm² 3-5
Aço Liga 200-1200 kg/mm² 7-9
Diamond Electroforming Product 8000-12000 kg/mm² 3-5

Componentes

Metal Duro, nitreto, cabonitreto, óxidos de W, Ti, Al, Si, Ta, B, V e ligas metálicas como Fe, Co, Ni, Cr, Mo.

3. Segurança em Ferramentas de Corte

• Os materiais das ferramentas têm peso específico elevado. Portanto, necessitam de atenção especial como os materiais pesados quando o tamanho ou a quantidade são grandes.

• Quando aquecidas ou reafiadas, as ferramentas de corte geram pó e partículas. Estes resíduos podem ser nocivos em caso de contato com os olhos e a pele, inalação ou ingestão. Portanto, na usinagem ou reafiação, é recomendado usar ventiladores e .exaustores, além de máscaras, óculos, luvas, etc. Não se alimente e nem manuseie alimentos em áreas expostas. Lave bem as mãos com água e sabão para eliminar os resíduos. Não se deve espanar os resíduos acumulados nas roupas. Use aspirador de pó e lave as roupas para a remoção completa dos resíduos.

• Cobalto e níquel que compõem as ferramentas de corte são considerados cancerígenos aos humanos. É também considerado que os resíduos de cobalto e níquel podem afetar a pele, os órgãos respiratórios e o coração através de contato repetitivo ou por longos períodos.

• Para maiores informações, consulte a página de informações de segurança da Mitsubishi.
Folha de dados de segurança do material (SDS)

SDS

4. Manuseio das Ferramentas de Corte

• Condições da superfície afetam a resistência das ferramentas de corte. Portanto, utilize um rebolo diamantado para o acabamento.

• Os materiais das ferramentas são extremamente duros e quebradiços ao mesmo tempo. Portanto, podem quebrar-se por choques ou apertos excessivos.

• Os materiais das ferramentas e os materiais ferrosos possuem coeficientes de dilatação térmica diferentes.
Contração ou expansão para montagem desses produtos podem causar quebras quando aplicadas em temperaturas maiores que as apropriadas às ferramentas.

• Tenha atenção especial na armazenagem desses materiais. Sua resistência diminui quando são corroídos por óleos refrigerantes ou outros líquidos.

• Podem ocorrer quebras e danos durante a soldagem desses materiais, caso a temperatura seja muito maior ou muito menor do que o ponto de fusão do material de solda.

• Após a reafiação, certifique-se de que a ferramenta não apresenta trincas.

• Eletroerosão desse materiais pode causar trincas superficiais provocadas por elétrons remanecentes, resultando na diminuição da resistência. Elimine as trincas com operações de retífica, etc.

Página principal