Shuriken

Enshi Goju Yocho por Utagawa Kunisada Representa a luta de um ninja que entrou furtivamente numa mansão.

Shuriken

O que é shuriken?

Shuriken, cujo significado literal é "espada escondida na mão", é imediatamente associada à arma de uso exclusivo dos ninjas. Na realidade, o shuriken também era usado por outros indivíduos, como os samurais que treinavam suas habilidades no uso de armas como arco, lança e espada. Tokugawa Yoshinobu, o último shogun (título militar do Japão feudal) do Período Edo, era conhecido por suas habilidades no uso do shuriken.

Não se sabe ao certo quando e como o shuriken foi desenvolvido. Alguns defendem que as armas forjadas usadas no Período Sengoku (1467-1568) evoluíram para o shuriken. Outras teorias alegam que ela é uma evolução das armas de arremesso trazidas da China nos tempos antigos.

O shuriken podia atingir alvos a uma distância de até 15 metros. Por ser pequeno e escuro, os inimigos tinham dificuldade para enxergá-lo e se esquivar dele. Mas o shuriken não podia causar danos mortais, se não atingisse os pontos vitais do inimigo. Portanto, acredita-se que o shuriken era usado mais para distrair o oponente, criando a oportunidade de fuga ou de ataque com uma espada. Também era usado para atingir o inimigo com suas lâminas envenenadas.

Existem dois tipos de shuriken: o "bo-shuriken" (formato de estaca) e o "kurumaken" (formato de estrela). Os formatos de shuriken variavam de acordo com cada escola de artes marciais, mas o ponto em comum era a cor, sempre preta. Para obter a cor preta, era colocado um pano de algodão sobre o shuriken aquecido, antes do processo de têmpera. O algodão queimava e se aderia ao metal. Assim, o shuriken tornava-se menos visível e mais resistente à ferrugem. Além disso, a superfície áspera gerada neste processo dava maior aderência para lançar o shuriken e também facilitava a aplicação de veneno.

Quem eram os ninjas?

Alguns dizem que os ninjas surgiram no Período Asuka, há cerca de 1.400 anos. Originalmente pensava-se que eles fossem homens a serviço do Príncipe Shotoku. Conhecidos como "shinobi", eles coletavam informações da Corte Imperial. Documentos históricos mencionam o shinobi durante e após o período Nambokucho (1336-1392). O termo ninja tornou-se popular por volta de 1955.

O papel e o reconhecimento dos ninjas mudaram ao longo do tempo. O principal papel não era a luta em batalhas. No Período Sengoku, os shinobi serviram aos senhores feudais como espiões encarregados de se infiltrar no território inimigo e coletar informações. Portanto, sua missão mais importante era retornar vivo, o que levou os ninjas a aprimorarem diversas habilidades, incluindo o domínio do shuriken. A imagem popular do ninja é de um espião silencioso que se esconde no sótão para escutar a conversa que acontece abaixo. Na verdade, eles geralmente se misturavam à população local e coletavam informações através de conversas. No pacífico Período Edo (1602-1868), o principal papel do ninja era obter o máximo de informações sobre a situação política dos territórios vizinhos para proteger o senhor feudal e seu próprio domínio. À medida que os shinobi gradualmente desapareciam no final do Período Edo, foram surgindo imagens fictícias dos ninjas em romances e outras formas de entretenimento. Os ninjas eram frequentemente retratados utilizando suas habilidades misteriosas para cometer roubos. Em Kabuki (drama clássico japonês) e Ukiyoe (imagens da vida cotidiana no período Edo), os ninjas eram frequentemente vestidos de preto e seguravam shuriken nas mãos, um retrato que influenciou a imagem atual dos ninjas.

Os ninjas permanecem envoltos em mistério até hoje. Estudos futuros podem revelar mais informações sobre esse personagem intrigante.

Tipos de shuriken

A direita, bo-shuriken (tipo estaca), e à esquerda, kurumaken (tipo estrela) em diferentes formatos.

Existem dois tipos principais de shuriken: o "bo-shuriken" e o "kurumaken".

O bo-shuriken tem formato de estaca, sendo mais potente e mais fácil de fabricar do que o kurumaken.

O kurumaken é o tipo de shuriken mais conhecido, em formato de estrela. A vantagem em relação ao "bo-shuriken" é a facilidade de atingir o inimigo com suas múltiplas pontas cortantes.

Como segurar e usar um shuriken

Como segurar:

Existem diferentes maneiras de segurar o shuriken para diferentes ocasiões. Não havia uma forma específica de usá-lo.
Eles foram feitos para acertar um alvo, não importa como eles fossem lançados. wa_vol05_02_pt-br.png

Como usar o shuriken

Hon-uchi (lançamento convencional)
Técnica tradicional de lançamento do kurumaken: Movimente o braço de cima para baixo.

wa_vol05_03_pt-br.png

Yoko-uchi (Lançamento lateral)
Técnica de lançamento com movimento lateral do braço. O lançamento do shuriken com o esfregamento das duas mãos aparece com frequência em mangás. Mas esse método de lançamento é praticamente impossível. Afinal, é preciso segurar o shuriken firmemente para fazer um arremesso poderoso.

Como portar o shuriken
O shuriken era carregado em uma bolsa de pele de veado, preso ao quadril. Alguns shurikens também eram guardados em um bolso interno na altura do peito para proteção e fácil acesso quando fosse atacado por inimigos.

Curiosidades sobre o shuriken

1. As armas de um ninja

Os ninjas carregavam muitas armas além do shuriken. Dentre elas, um tipo de foice com corrente era uma arma compacta, que podia ser segurada facilmente com apenas uma das mãos. Ela ficava escondida no bolso para facilitar o acesso.

wa_vol05_04.png

2. As figuras históricas serviram como ninjas?

Há rumores de que algumas figuras históricas eram ninjas. Por exemplo, acredita-se que Matsuo Basho, o autor de "Oku no Hosomichi", que vagou pelo Japão; e Ishikawa Goemon, uma figura similar a Robin Hood que roubava os ricos para dar aos pobres; ambos eram ninjas. É possível que muitos outros personagens históricos também fossem ninjas, só não temos o conhecimento disso.

wa_vol05_05.png

3. Ninjas não usavam preto

Imaginamos um ninja vestido de preto, mas em "Shoninki", um dos três livros que registram os segredos das artes ninja, descreve o ninja com vestimentas marrom escuro ou azul escuro. Antes da eletricidade, as roupas não precisavam ser pretas para dificultar a visualização à noite.

wa_vol05_06.png
Colaboração: Ninjya Museum de Igaryu.
Página principal